Laje Steel Deck CODEME

O Steel Deck CE-75 Codeme possui dupla função: como fôrma para concreto durante a construção e como armadura positiva de lajes para as cargas de serviço. Conformado a frio e cobrindo uma largura útil de 820 mm, o Steel Deck Codeme possui nervuras largas, permitindo a utilização de conectores de cisalhamento stud bolts, o que possibilita o cálculo de vigas mistas e reduz o peso da estrutura.

O Steel Deck é fabricado com o aço especial galvanizado ZAR-280, podendo ser encontrado nas espessuras 0,80 mm, 0,95 mm e 1,25 mm, com um comprimento de até 12 metros, conforme o projeto. O Steel Deck Codeme também pode ser pintado eletrostaticamente em sua face inferior, e constitui com a estrutura metálica um sistema construtivo de alta eficiência, com grande aplicação na construção de centros de convenções, shoppings, edifícios comerciais, e residênciais, hotéis, hospitais, escolas, conjuntos habitacionais, garagens e mezaninos para armazéns, além de edifícios industriais em geral.

Dentre as muitas vantagens para a construção, destacam-se as seguintes: alta qualidade de acabamento da laje; dispensa escoramento e reduz os gastos com desperdício de material; facilidade de instalação e maior rapidez construtiva; o Steel Deck funciona como plataforma de serviço e proteção aos operários que trabalham nos andares inferiores, propiciando maior segurança; apresenta facilidade para a passagem de dutos das diversas instalações, favorecendo também a fixação de forros; todas essas vantagens resultam em praticidade, economia e maior retorno financeiro do empreendimento.

OBSERVAÇÕES

A Tabela de Cargas foi elaborada para cargas uniformemente distribuídas na superfície da laje. Caso existam cargas lineares ou pontuais aplicadas diretamente na laje, o Departamento Técnico da CODEME deverá ser consultado.

A CODEME dispõe de um Manual Técnico de Dimensionamento e Utilização do Steel Deck CE-75.

EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DA TABELA

Por exemplo, suponha que seja necessário projetar-se uma laje de piso, apoiada em vigas de aço e submetida a vãos múltiplos de 2.800 mm. As cargas de serviço a atuarem nesta laje serão: 1,0 kN/m2 de revestimento e 4,0 kN/m2 de sobrecarga.

Será feita a verificação para uma laje com 140 mm de altura total de concreto (75 mm do steel deck e 65 mm de cobrimento) e com o steel deck CE-75 de espessura 0,80 mm. Para esta laje, não há necessidade de utilização de escoramento. Isto porque o vão de 2.800 mm é inferior aos vãos máximos sem escoramento relacionados na Tabela de Cargas.

Após a cura do concreto, a carga sobreposta total a atuar na laje mista será:

wd = 1,0 + 4,0 = 5,0 kN/m2

De acordo com a Tabela de Cargas, para uma laje de altura de 140 mm e um vão de 2.800 a resistência da laje mista é: wn = 5,51 kN/m2. wn > wd A laje adotada resiste às cargas de serviço.

Tabelas

 

habitar@arq.ufmg.br
artigos materiais sistemas construtivos apresentação artigos materiais sistemas construtivos apresentação