LPT

Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Materiais e Construção

O Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Materiais e Construção da Escola de Arquitetura da UFMG está vinculado ao Departamento TAU e é uma evolução do antigo Laboratório de Materiais do Curso de Arquitetura e Urbanismo implantado ainda na década de 1950 dentro dos padrões dos Gabinetes de Materiais, posteriormente adaptado como laboratório de informações, com mostruário de materiais e informações técnicas de apoio à especificação. Atualmente, reúne um acervo de informação técnica e equipamentos para a realização de ensaios e testes em materiais e suporte à pesquisa.

Equipamentos e suporte à Pesquisa

O laboratório dispõe ainda de equipamentos para a realização de ensaios em materiais, que vão desde os equipamentos básicos – como estufas, balanças, prensas, equipamentos para corte de amostras,etc, até equipamentos para a realização de ensaios não destrutivos com destaque para ultrassom; esclerometro; equipamento de termografiaentre outros.Desta forma, propicia a realização de ensaios de desempenho e verificação laboratorial de materiais e componentes construtivos especificados no projeto e empregados na obra do edifício e da cidade.

Acervo de informação técnica

O acervo está sob a forma de catálogos técnicos atualizados e de materiais e/ou componentes construtivos antigos (acervo histórico), amostras de materiais e de sistemas construtivos. Assim, o Laboratório organiza e disponibiliza uma gama variada de informações sobre os diversos materiais e técnicas construtivas disponíveis no mercado nacional e mesmo internacional. Além disso, fazem parte do acervo - Livros, Apostilas e CD-ROMS:( associados aos catálogos técnicos) e amostras de diversos materiais, que vão das mais novas tecnologias até as primeiras telhas e tijolos de Belo Horizonte: cerâmicas, os granitos, mármores, madeiras vidros.