Laboratórios Compartilhados

. Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis

Criada na década de 1920 pelo Governo Federal, a chamada “Fazenda Modelo” tinha o intuito de contribuir no avanço da pecuária regional, porém ela foi sendo gradativamente desativada e passou a alojar, a partir de 1978, o então Laboratório Nacional de Referência Animal (Lara), hoje denominado Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro).

A partir de 1993, seus 448 hectares voltaram a ser ocupados de forma ordenada pela Escola de Veterinária da UFMG, com o objetivo de utilização do espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Produção Sustentável. A partir de então, outras unidades da UFMG, como a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura, passaram a ter estruturas de apoio na Fazenda.

O Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis – NPMS está situado na Fazenda Modelo e faz parte dos laboratórios de ensino e pesquisa do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo – TAU e pertence à Escola de Arquitetura desde 2014.

A localização da Fazenda na cidade de Pedro Leopoldo, a 35 km do setor norte da cidade de Belo Horizonte e circunvizinha a Confins, que é porta de entrada do Estado de Minas Gerais, permite vislumbrar a sua importância em relação às atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFMG.