Museu Da Escola de Arquitetura

 

 

O MEA, fundado em 1966, situa-se na Escola de Arquitetura da Universidade Federal De Minas Gerais. Em seus primórdios, o museu contemplava somente a Coleção de Réplicas e Obras de Arte Mundiais, a incorporação de outras cinco coleções ocorreu durante a primeira década do século XXI, quando começou a integrar a Rede de Museus da UFMG.

Atualmente, as atividades exercidas pelo museu compõem o projeto de extensão Museu da Escola e Arquitetura, iniciado em 2009. O acervo representado pelo MEA, patrimônio histórico e cultural, encontra-se distribuído pela Escola de Arquitetura, concentrado nas seguintes coleções:

 

  • Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos: o laboratório foi criado em 1954 e possui aproximadamente 50 mil negativos que contam a trajetória arquitetônica e registro urbano do estado de Minas Gerais, com focos na arquitetura colonial e moderna de vanguarda, além dos equipamentos históricos correlatos a esta trajetória. O LAFODOC possui administração própria e é representado pelo MEA na Rede de Museus da UFMG.

 

  • Coleção Memória e Obras Raras: a coleção pertencente à biblioteca Professor Rafaello Berti foi elaborada ao longo dos anos com diversas aquisições literárias com publicações do século XIX e XX. Hoje ela conta com uma área exclusiva para a exposição e guarda. A Biblioteca, assim como o LAFODOC,  possui administração própria, cabendo ao MEA apenas a representação da coleção em questão na Rede de Museus da UFMG.

 

  • Coleção de Replicas e Obras de Arte Mundiais: o acervo de réplicas escultóricas realizadas em gesso ou concreto, tem sua origem na empresa Maison Bonnet, no trabalho do professor Aristocher Benjamim Meschessi e na Cadeira de Modelagem da Escola de Arquitetura da UFMG, ministrada por ele na década de 60 do século XX. Ele contempla obras barrocas, clássicas e ornamentos arquitetônicos, entre outros.

 

  • Coleção de Pinturas: o ambiente administrativo da Escola de Arquitetura expõe quadros retratando ex-diretores e quadros realizados por ex-diretores, além de um painel que apresenta alguns dos personagens participantes da construção do edifício.

 

  • Coleção Móveis do Design: a coleção acompanha a história da Escola. Cadeiras, armários, mesas e poltronas foram exclusivamente projetados para uso interno, em locais específicos ou para atividades específicas, assim, os móveis carregam um pouco da história das atividades e funções desempenhadas na instituição durante todos estes anos.

 

  • Coleção Arquitetura, Instrumentação e Desenvolvimento: é composta por antigos instrumentos e ferramentas utilizados por engenheiros e arquitetos na labuta diária. Esta é a coleção mais recente do museu, ainda em processo de identificação e incorporação ao acervo.

 

Local:

Museu da Escola de Arquitetura da UFMG (MEA/UFMG)

Escola de Arquitetura da UFMG

Rua Paraíba, 697 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Telefone: +55 (31) 3409-8801

Horário de visitação

Segunda-feira a sexta-feira

07:30 às 22:00 horas

 

 

Contatos:

 

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.