Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Adaptese

Laboratório de Acessibilidade em Design e Arquitetura para a Pesquisa e Treinamento em Serviços de Extensão – ADAPTE-SE

 
Coordenação: Prof. Marcelo Pinto Guimarães
Departamento de Projetos
Tel: (31) 3409-8810
Email: contato@adaptse.org
Sala: 125 – Escola de Arquitetura da UFMG

 
O Laboratório ADAPTSE é especializado em investigações científicas e explorações filosóficas sobre acessibilidade ambiental e usabilidade do meio edificado para o bem-estar de pessoas com distintas habilidades e características pessoais.
Vinculado ao Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, o ADAPTSE tem pessoal especializado que oferece recursos à comunidade acadêmica. Atua no desenvolvimento e aplicação de estratégias didáticas sob forma de cursos, publicações, artigos técnicos, projetos exemplares, eventos, e apresentações multimidiais.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3188269055315530
Link para o Site do Laboratório ADAPTSE: http://startpage.adaptse.org/

 
CA_AU

Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo – CA_AU

 
 
 
Coordenação: Prof. Renato Cesar Ferreira de Souza
Departamento de Projetos
Tel: (31) 3409-8880
Email: rcesarfs@gmail.com
Sala: 304H – Escola de Arquitetura da UFMG

 
Inovação Tecnológica em sistemas de informação aplicados no ambiente construído Somos um grupo de pesquisa da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, afiliados ao Departamento de Projetos e ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.
O grupo representa a consolidação do Núcleo de Inovação Tecnológica em Para Projetos em Computação Ambiental – NTCA, apoiado pelo CNPq e pela Fapemig.
Desdobramos nossas atividades de pesquisa através do ensino e extensão, visando a criação de competências na área.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4075385040403397
Link para o Site do Grupo: http://pq.arq.ufmg.br/

 

Cosmópolis

 
Coordenação: Profa. Rita de Cássia Lucena Velloso e Profa. Renata Marquez
Departamento de Analise Critica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo e Departamento de Projetos
Tel: (31) 9968-8330
Email: ritavelloso@gmail.com
Sala: 301 – Escola de Arquitetura da UFMG

 
Cosmópolis é um grupo de pesquisa inscrito no CNPq criado em 2014 por professores dos departamentos de Projetos e Análise Crítica e Histórica da Escola de Arquitetura e Design da UFMG.
Dedicado à investigação das práticas espaciais constituintes das múltiplas cosmologias, insurgências e coexistências urbanas, o grupo visa estudar, prototipar e difundir novos imaginários para a vida cotidiana através de curadorias, ações, pedagogias, projetos e experimentos editoriais, e em diálogo com as artes, a política e os saberes tradicionais.
Com sede na sala 301 da Escola de Arquitetura e Design, o Cosmópolis abriga grupos de estudo, encontros e debates de diversos movimentos cidadãos, além de funcionar como espaço de trabalho compartilhado e plataforma de fomento e desenvolvimento de projetos de interesse público para alunos e egressos, na mediação entre a universidade e a cidade.

Professores: Renata Marquez e Rita Veloso (coordenadoras), Adriano Mattos, Roberto Andrés e Wellington Cançado

Demais pesquisadores: Fernanda Regaldo, Vitor Lagoeiro, Felipe Carnevalli, Junia Mortimer, Felipe Magalhães, João Tonucci e Junia Torres

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4125495186183214

 
 
LAGEAR

Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica – LAGEAR

 
Coordenação: Profa. Ana Paula Baltazar dos Santos e Prof. José dos Santos Cabral Filho
Departamento de Projetos
Sala: 101 – Escola de Arquitetura da UFMG

 
O grupo de pesquisa comporta três eixos de investigação: pesquisar e divulgar o uso das tecnologias digitais na produção da arquitetura; experimentações na produção de espaços-evento, espaços não deterministas onde as atividades possíveis não são predefinidas; abordar a zona limítrofe entre arte e arquitetura, investigando os pontos de tangência entre o engajamento corporal e a construção da experiência em níveis não racionais. Investigando também os três eixos na sua dimensão pedagógica, ou seja, nas suas implicações para o ensino e o aprendizado.

Link para o Site do Grupo: http://www.mom.arq.ufmg.br/lagear/

 
 
MOM

Morar de Outras Maneiras – MOM


Coordenação: Prof. Roberto Eustáaquio dos Santos e Profa. Silke Kapp
Departamento de Projetos
tel: (31) 3409-8855
Sala: 100 – Escola de Arquitetura da UFMG


MOM é um grupo de pesquisa do CNPq, criado em 2004, sediado pelo Departamento de Projetos (PRJ) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da UFMG, com projetos de pesquisa financiados pela FINEP, pelo CNPq, pelo Instituto Libertas e pela FAPEMIG, e participação em projetos de extensão
financiados pela Sedru e pelo MDIC.
Objetivo central do MOM é investigar processos de produção de moradias, do seu ambiente urbano e de outros espaços cotidianos, tendo por horizonte a autonomia dos moradores, construtores diretos e grupos primários, a economia social e processos construtivos de impacto ambiental controlado.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3740878228931060
Link para o Site do Grupo: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/index.html

 
 
PRAXIS

Práticas Sociais no Espaço Urbano – Praxis


Coordenação: Profa. Denise Morado
Deparatmento de Projetos
Tel: (31) 3409-8887
Email: praxisufmg@gmail.com
Sala: 312 – Escola de Arquitetura da UFMG


PRAXIS é um grupo de pesquisa do CNPq, sediado pelo Departamento de Projetos (PRJ) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da UFMG, com projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq.
Objetiva investigar criticamente as condições contemporâneas de projeto, produção e uso do espaço urbano, mapear criticamente aspectos das dinâmicas socioespaciais das cidades brasileiras e desenvolver práticas compartilhadas através da mediação entre tecnologia, projeto, construção, informação, vivência e criatividade em torno dos agentes envolvidos nesses processos.
As pesquisas do PRAXIS agregam pesquisadores da EA/UFMG e de outras instituições, graduandos e pós-graduandos, com o objetivo comum de investigar o espaço urbano como meio estruturado e estruturante da vida cotidiana.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0843143411485145
Link para o Site do Grupo: http://www.arq.ufmg.br/praxis/

Comments are closed