Design

O Curso de Design da Universidade Federal de Minas Gerais é oferecido em nove semestres e apresenta um currículo com 2700 horas.

Este curso oferece aos discentes três percursos a serem trilhados, sendo: Design Gráfico, Design de Produto e Design para Construção.

Estas disciplinas primam por conhecimentos sobre processos de transformação, matérias-primas, qualidade, mercado, comunicação visual, logística, usabilidade e ergonomia, permitindo que os produtos desempenhem funções de uso (facilidade/dificuldade de uso, conforto físico, adequação do uso à forma, qualidade dos componentes e desempenho de funcionamento) e de estima (fatores simbólicos relativos ao desejo de possuir o objeto e ao prazer em usá-lo; fatores psicológicos relativos à percepção individual dos produtos; fatores ideológicos e morais relativos a valores culturais, regionais, ecológicos, ambientais etc.), além de agregarem valor como mercadoria.

Trata-se, portanto, de uma atividade de caráter inter e multidisciplinar, que requer a interação de vários profissionais e o estabelecimento de equipes de projeto que, dependendo da área de atuação, tendem a se constituir em função de suas afinidades disciplinares e ideológicas.

O objetivo deste curso é: promover a concepção e o desenvolvimento de artefatos centrados na composição da cultura material e visual contemporânea, associados as inovações tecnológicas; permitir uma visão global e crítica sobre o produto (objeto ou sistemas visuais-gráficos), bem como sobre as implicações da atividade projetual; propiciar do designer com outros profissionais ligados ao desenvolvimento de projetos; desenvolver idéias centrado no usuário em todo o ciclo de vida do produto; criar predisposições para uma atuação profissional capaz de promover mudanças que não negligenciem as referências de desenvolvimento sustentável.

Tempo de Conclusão: Mínimo: 9 semestres / Máximo: 16 semestres.

Site do Colegiado da Graduação em Design: http://colgrad.ufmg.br/design/