Chamada do IIP – EDITAL 2017

IIP 407 x 220

IIP – EDITAL 2017

O grupo de pesquisa e extensão Cosmópolis torna público, de 10 de agosto a 11 de setembro de 2017, o processo de inscrição para egressos ou coletivos de egressos dos cursos de Arquitetura-Urbanismo e Design da Escola de Arquitetura da UFMG com até no máximo 03 anos de conclusão de curso interessados em participar da incubadora de interesse Público por 12 meses.

iiP

A iiP é uma incubadora de projetos que se proponham a experimentar outros modos de atuação para arquitetos-urbanistas e designers que não os estabelecidos pelas práticas hegemônicas e pela economia vigente, investigando formas de projetação, cooperação, colaboração, participação e desintermediação, bem como possibilidades de viabilização e implementação de projetos de naturezas e escalas diversas.

INTERESSE PÚBLICO

A iiP pretende funcionar como uma plataforma de experimentação prática de possibilidades de atuação de arquitetos-urbanistas e designers direcionadas para o interesse público em contraposição às formas de atuação historicamente orientadas por interesses comerciais e demandas privadas.

ARRANJOS PRODUTIVOS-CRIATIVOS

A iiP tem como objetivo básico fomentar novos arranjos produtivos-criativos no campo da arquitetura-urbanismo e do design, catalizando outras economias locais capazes de valorizar e remunerar práticas hoje marginais nos campos da arquitetura-urbanismo e do design, potencializando formas de autonomia pessoal e interesse público.

PROTÓTIPOS

A iiP visa instituir uma plataforma para práticas prospectivas que superem os paradigmas da solução de problemas, dos briefings e programas pré-estabelecidos e do projetos como um fim em si, viabilizando a prototipagem e a implementação real de sistemas, serviços, ferramentas, processos, interfaces, espaços e políticas de interesse público.

PRODUTOS POSSÍVEIS

Partindo da convergência entre a arquitetura, o urbanismo e o design para produzir conhecimento aplicado e inovação de interesse público, o leque de produtos possíveis no âmbito da iiP é enorme e as áreas de atuação as mais diversas: mobilidade, lixo, habitação, segurança, saneamento, agricultura, ecologia urbana, assentamentos precários, tecnologias construtivas, energia, lazer, infância, alimentação, vizinhança, espaços públicos, gestão, urbanidade, etc.

QUEM PODE PARTICIPAR

Egressos ou coletivo de egressos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFMG com até no máximo 03 anos de conclusão do curso até a data de publicação deste edital.

UMA VEZ SELECIONADOS

Egressos ou coletivos de egressos estarão sob contínuo acompanhamento dos professores do projeto, e em interlocução com colaboradores e convidados, ao longo de meses.
Os selecionados estarão abrigados na sala 301 da EA-UFMG, sede da iiP.

ATMOSFERA INTENSIVA

A iiP oferecerá aos selecionados a possibilidade de utilizar o espaço e a infraestrutura básica do Cosmópolis irrestritamente durante os 12 meses, fomentando a criação de ambiente colaborativo e atmosfera intensiva propícios ao desenvolvimento das suas propostas.

COMPROMISSO

Os selecionados se comprometem a dedicar no mínimo 20 horas semanais para o desenvolvimento da proposta.

CONTRAPARTIDA

Os selecionados deverão como contrapartida pela sua incubação na iiP ofertar ao menos 02 (04) atividades abertas e gratuitas ao longo dos 12 meses, como acompanhamento de alunos da graduação, oficinas, workshops, palestras e outras atividades abertas à comunidade da EA-UFMG e à cidade em geral.

PROFESSORES

Adriano Mattos, Guilherme de Vasconcelos, Renata Marquez, Rita Velloso, Roberto Andrés, Wellington Cançado

Inscrição pelo endereço http://bit.ly/iip2017

Responder às seguintes perguntas:

1. Qual o nome da proposta?

2. No que consiste a proposta?

3. Qual o interesse público da proposta?

4. Quem são os destinatários e qual o contexto da proposta?

5. Qual o objetivo principal da proposta?

6. O que dizem as normas técnicas em relação à proposta?

7. Como a legislação regula (ou não) a proposta?

8. Quais os parceiros/colaboradores pretendidos e suas funções na viabilização da proposta?

9. Quais os recursos necessários e a suas prováveis origens para a viabilização da proposta?

10. Como você imagina que proposta será prototipada ao longo de 12 meses?

11. Como você pretende dedicar 20 horas semanalmente à proposta?

12. Apresente três projetos (ou do coletivo) desenvolvidos ao longo da graduação ou na prática profissional que mais dialogam com a proposta.

CALENDÁRIO

10/08 – Publicação deste Edital

24/08 – Encontro com interessados (sala 301 / 14h)

11/09 – Data limite para inscrição