IV SUUB BH

2a chamada de trabalhos
IV SUUB
IV Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil
A formação do urbanismo e dos urbanistas no Brasil: ideias, práticas, instituições

 

Escola de Arquitetura da UFMG
Belo Horizonte-MG
4, 5 e 6 de setembro de 2019

http://www.arq.ufmg.br/urb/ivsuub

Data limite para envio de trabalhos: 01 de março de 2019

 
A Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG tem o prazer de convidar os pesquisadores da historia do urbanismo e do planejamento urbano a participarem da 4ª edição do Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil – IV SUUB-2019 que acontecerá na em Belo Horizonte e tem como tema a Formação do urbanismo e dos urbanistas no Brasil: ideias, práticas, instituições.

Nesta edição, o SUUB pretende contribuir para a compreensão sobre a formação do urbanismo no Brasil como campo interdisciplinar de atuação e como um saber que articula diferentes áreas do conhecimento como arquitetura, engenharia, geografia, sociologia, economia, etc. A ideia de formação se relaciona, portanto, à constituição do urbanismo e do planejamento urbano enquanto campo de conhecimento e de atuação profissional. Nesse sentido, os objetivos do seminário se relacionam:

Aos debates sobre a construção do urbanismo e do planejamento urbano no Brasil como campo multidisciplinar, ou seja, como articulador de diferentes disciplinas, escalas, métodos e referenciais teóricos. Busca-se compreender a distinção e o deslocamentos entre urbanismo e planejamento urbano e regional no Brasil a partir das teorias e metodologias mobilizadas, das instituições criadas e a partir das tramas e articulações dos agentes envolvidos.

Ao desvendamento da formação do urbanista no Brasil como profissional generalista, seja através do ensino formal em escolas e universidades, seja pela experiência prática em instituições publicas, organizações, empresas de consultoria, e os vínculos entre ensino e prática profissional. Para isso são bem vindas contribuições sobre o percurso formativo dos urbanistas, sobre o papel das instituições de urbanismo na formação dos profissionais, sobre as teorias e métodos que fundamentaram o ensino e a pratica profissional em urbanismo em sua gênese.

Buscamos, de maneira geral, privilegiar estudos sobre instituições e organismos que tiveram papel importante na formação de urbanistas e do urbanismo, sejam elas voltadas ao ensino formal ou à prática profissional; sobre concepções teóricas, metodologias e experiências práticas na formação de urbanistas e do urbanismo; sobre a trajetória do urbanismo e do planejamento, seus referenciais, permanências e deslocamentos; sobre aportes teóricos e metodológicos das pesquisas voltadas ao estudo do urbanismo e dos urbanistas.
 

ESTRUTURA DO SEMINÁRIO

 
A 4a edição do SUUB acontecerá nos dias 4, 5 e 6/setembro de 2019. As atividades serão organizadas associando chamada aberta para apresentações em sessões de trabalho, mesas redonda composta por pesquisadores convidados e painéis de comunicação.

As Sessões de Trabalho serão abertas à participação de pesquisadores individuais e/ou representantes de grupos de pesquisa mediante submissão de artigos completos. Os textos devem apresentar os resultados de pesquisas finalizadas ou em estágio avançado de desenvolvimento em nível de pós-graduação ou superior. As Mesas Redondas serão compostas por pesquisadores e grupos de pesquisa convidados para apresentação de trabalhos relativos à temática do evento. Os painéis de comunicação serão compostos por pôsteres que apresentem resultados de pesquisa de iniciação cientifica ou resultados parciais de pesquisas em andamento.
 

CRONOGRAMA

 
01 de outubro de 2018: lançamento da chamada de trabalhos

01 de março de 2019: prazo final para envio de trabalhos

Até dia 30 de abril de 2019: divulgação dos trabalhos selecionados para as sessões de trabalho e pôsteres.

4,5 e 6 de setembro de 2019: realização do evento

Normas para submissão, valores de inscrições e outras informações no site: http://www.arq.ufmg.br/urb/ivsuub

Comments are closed.