au

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

 
O Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais é oferecido em dez semestres e apresenta um currículo com cerca de 3.600 horas.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG oferece disciplinas nas áreas de representação gráfica e expressão arquitetônica; teoria, história, patrimönio cultural, engenharia estrutural e tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo; planejamento arquitetônico, urbano e regional.

O curso forma arquitetos-urbanistas, profissionais capazes de atender à demanda da sociedade por projetos de agenciamento do espaço em geral; capazes de ensinar seu ofício, reproduzindo e difundindo seu conhecimento; capazes de refletir criticamente sobre si e sobre o mundo que os cerca; e capazes de atuar modificando e aperfeiçoando esta realidade.

O objetivo desse curso é preparar profissionais aptos a entender a Arquitetura como espaço construído, em sua dimensão urbana e ambiental. É função do arquiteto atuar no sentido de utilizar os avanços da técnica e da arte como promotores da qualidade de vida, do equilíbrio ecológico e do bem-estar geral. Dessa maneira, cabe ao profissional o desenvolvimento de projetos, construção e manutenção de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional, e demais serviços correlatos.
Tempo de conclusão: Mínimo: 10 semestres / Máximo: 18 semestres

Colegiado CGAU

A coordenação didática dos dois Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG é exercida pelo Colegiado de Arquitetura e Urbanismo, com as seguintes atribuições:

I – orientar e coordenar as atividades do curso e propor ao Departamento ou estrutura equivalente a indicação ou substituição de docentes;
II – elaborar o currículo do curso, com indicação de ementas, créditos e pré-requisitos das atividades acadêmicas curriculares que o compõem;
III – referendar os programas das atividades acadêmicas curriculares que compõem o curso;
IV – decidir das questões referentes à matrícula, reopção, dispensa e inclusão de atividades acadêmicas curriculares, transferência, continuidade de estudos, obtenção de novo título e outras formas de ingresso, bem como das representações e recursos contra matéria didática, obedecida a legislação pertinente;
V – coordenar e executar os procedimentos de avaliação do curso;
VI – representar ao órgão competente no caso de infração disciplinar;
VII – elaborar o plano de aplicação de verbas destinadas a este órgão.

O Colegiado é presidido por um Coordenador e um Sub-Coordenador e composto por docentes representantes dos departamentos e unidades que atuam nos cursos e por discentes.

Coordenação: Prof. Marcelo Reis Savergnini Maia
Subcoordenação: Prof. Bruno Luiz Coutinho Santa Cecilia
Secretaria: Myrian Marques Leite Matias e Vanessa de Oliveira Dupin
Tel.: (31) 3409-8840
Atendimento: 08:00 às 22:00 horas
E-mail: arq-colgrad@ufmg.br / colgrad@arq.ufmg.br
Sala 105 / Escola de Arquitetura

Comments are closed.