Projetos

Departamento de Projetos

A atuação acadêmica do PRJ cultiva fortes tradições relacionadas aos aspectos humanos da arquitetura e nas disciplinas ofertadas pelo Departamento se desenvolve uma intensa e permanente discussão sobre o papel da arquitetura na sociedade. É, além disso, o espaço onde a criatividade de cada estudante pode ser desenvolvida, tendo em vista um conjunto de valores humanística, social e ambientalmente responsáveis. Nas disciplinas de projeto, de caráter eminentemente aplicado, delinea-se a formação do futuro arquiteto e nas disciplinas de instrumentação ele encontra os meios de expressão para comunicar sua arte e sua técnica.

A pesquisa e a extensão também exercem papel fundamental na formação profissional do arquiteto. A prática de projeto e sua instrumentação abrangem simultaneamente as dimensões do fazer e da investigação sobre o fazer. Assim o ensino dessa prática busca seu embasamento na produção de novos conhecimentos sobre ela própria – a pesquisa – e na aplicação e difusão de seus resultados junto à sociedade – a extensão.

As atividades desenvolvidas pelo PRJ se estendem desde o questionamento e a busca de respostas a partir da arquitetura para questões sociais, técnicas e ambientais, até os problemas da construção civil frente à economia e o mercado atuais; dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, especialmente nas áreas de energia, meio ambiente, acessibilidade e computação, até suas implicações com a prática projetual. A atuação do Departamento tem por objetivo conectar todas essas questões com a teoria e a prática do projeto, relacionando-as às habilidades, pensamento e heranças da arquitetura.

Chefe: Prof. Guilherme Nunes de Vasconcelos
Subchefe: Profa. Paula Barros
Secretaria: Alexandra Mara
Tel: +55 (31) 3409-8812
Email: prj@arq.ufmg.br
Sala: 305

Mais informações no site: http://www.arq.ufmg.br/prj/

Comments are closed