Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU)

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU)

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG tem por objetivo geral fazer avançar o conhecimento científico nessa área e ampliar as competências teóricas, técnica, artísticas e sociais correlatas. Ele visa à formação de pessoal qualificado para atividades de ensino, pesquisa e extensão e atividades profissionais em temas relacionados à área de concentração ‘Teoria, Produção e Experiência do Espaço’ e às linhas de pesquisa ‘Planejamento e Dinâmicas Socioterritoriais’, ‘Produção, Projeto e Experiência do Espaço’ e ‘Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo e suas relações com outras Artes e Ciências’. Isso abrange a reflexão crítica, teórica e metodológica sobre o campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo, a interface com outros campos disciplinares, a produção científica e sua divulgação, as práticas de cooperação e intercâmbio acadêmico no ensino e na pesquisa, a extensão das competências dos corpos docente e discente à sociedade como um todo.

O mestrado do NPGAU tem por objetivo específico aprofundar o conhecimento teórico e profissional e desenvolver a capacidade de realizar pesquisas científicas. Ele é norteado pelo entendimento de que a atividade de pesquisa desenvolvida pelo mestrando constitui o melhor caminho para que os dois aspectos igualmente importantes da pós-graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo sejam contemplados: a qualificação para o ensino e a pesquisa e a competência técnico-profissional avançada. No mestrado centrado na atividade de pesquisa, o aprendizado do método científico, pela formulação de hipóteses, conjecturas ou teorias sobre a realidade e seu posterior exame crítico, empírico ou argumentativo, são mais importantes do que a aquisição de conhecimentos já sedimentados.

O doutorado do NPGAU tem por objetivo específico desenvolver a capacidade de propor e conduzir pesquisas de forma autônoma. À diferença do mestrado, ele pressupõe conhecimento metodológico e maturidade intelectual, oferecendo aos doutorandos os meios para que possam formular e explorar em profundidade temas que contribuem de maneira original para a evolução do conhecimento científico na área de Arquitetura e Urbanismo.

Coordenação: Profa. Dra. Silke Kapp
Subcoordenação: Profa. Renata Moreira Marquez
Secretária: Maria Paula Borges Berlando
Tel: +55 (31) 3409.8839