Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU)

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG-NPGAU foi criado em 1994, com pós-graduação stricto sensu (Mestrado), iniciando, em 2009, o Doutorado. A nota 5, alcançada na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, em 2010, veio confirmar sua excelência na qualificação de professores, pesquisadores e profissionais, mediante o aprofundamento do conhecimento profissional e, em especial, no desenvolvimento da capacidade de conduzir pesquisa na área de concentração “Teoria, produção e experiência do espaço”.

Historicamente, o NPGAU é herdeiro do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa, criado em 1959 pelo Prof. Sylvio de Vasconcellos e depois denominado Instituto Superior de Pesquisas para o Planejamento. Em 1964, com o golpe militar, o Instituto foi fechado e o Professor Sylvio de Vasconcellos compelido a deixar o país. Esse episódio fez com que a pesquisa na Escola de Arquitetura da UFMG ficasse, por um longo período, reduzida a ações e esforços individuais, sem o devido respaldo institucional. A criação do NPGAU representou a rearticulação institucional das atividades de pesquisa na Escola de Arquitetura depois da redemocratização do país.

Desde a sua criação, o NPGAU formou mais de duzentos mestres, alguns com trabalhos premiados e publicados. Houve um crescimento expressivo das atividades de pesquisas dos docentes, incluindo muitos projetos financiados por agências públicas como CNPq, FINEP e FAPEMIG; atualmente, grande parte dos docentes permanentes do NPGAU é de pesquisadores do CNPq. Em conseqüência dessa evolução do programa, realizou-se, em 2006, uma reestruturação curricular, ampliando e diversificando a oferta de disciplinas, e, em 2008, foi criado o curso de Doutorado, e as primeiras defesas de tese iniciaram-se em 2012. Assim, o NPGAU vem se consolidando como um programa de pós-graduação prioritariamente voltado para atividade de pesquisa e reconhecido enquanto tal.

Coordenação: Profa. Dra. Silke Kapp
Subcoordenação: Profa. Renata Moreira Marquez
Secretária: Maria Paula Borges Berlando
Tel: +55 (31) 3409.8839