Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (ACPS)

O Curso de Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável tem como objetivo formar pessoal de alto nível para o exercício profissional e de atividades de ensino, pesquisa e extensão neste campo interdisciplinar, bem como desenvolver estudos aprofundados e pesquisas inovadoras que integrem escalas diversas do ambiente construído enquanto patrimônio, resgatando os processos de interação com o ambiente natural, que lhe serve como substrato, e com a sociedade, que fundamenta o reconhecimento do seu valor. É também objetivo do Programa desenvolver e/ou aprofundar as interfaces entre áreas distintas, tais como ciências sociais aplicadas, artes e engenharias, e construir ferramentas metodológicas e educacionais, no enfoque do ambiente construído enquanto patrimônio humano e suas condições de sustentabilidade. Nesse processo de aprofundamento das interfaces, pretende-se consolidar no Programa uma estruturação de trabalho em rede, o que permite agrupamentos flexíveis, sem uma hierarquia a priori, possibilitando introduzir – como necessitamos – referências cruzadas em todas as áreas de conhecimento envolvidas e nas linhas de pesquisa propostas. Espera-se poder contribuir na recomendação de políticas públicas, através da análise e avaliação das ações de desenvolvimento implementadas em níveis regional e local.
Para tanto, o perfil do profissional a ser formado deverá ser interdisciplinar, ou seja, um profissional habilitado a reconhecer e avaliar criticamente as interconexões entre as dimensões social, econômica, cultural e físico-ambiental na produção do ambiente construído e a articular conceitos, métodos e ferramentas de áreas disciplinares diferentes, contextualizando-os segundo as situações e os escopos dos problemas abordados. Devido à necessidade da contribuição do conhecimento de áreas diversas, característica desse campo, esse profissional também deverá desenvolver habilidades para o trabalho colaborativo em equipe.

Coordenação: Prof. Leonardo Castriota (Coordenador pro tempore MACPS)
Subcoordenação: Prof. Luiz Antonio Cruz Souza
Secretária: Maria Aparecida Martins Domingos
Tel: +55 (31) 3409-8874