Doutorado em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU

O doutorado em Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo desenvolver estudos avançados, visando à ampliação do conhecimento e à qualificação de professores, pesquisadores e profissionais em temas correlatos à área de concentração Teoria, Produção e Experiência do Espaço, em uma de suas linhas de pesquisa.

O doutorado tem duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses e deverá ser desenvolvido em tempo integral. O curso exige a integralização de 27 créditos em disciplinas optativas e atividades acadêmicas complementares, sendo que até 17 créditos podem ser aproveitados do curso de mestrado (do NPGAU ou de outros programas), a juízo do Colegiado. Recomenda-se que a solicitação de aproveitamento de créditos seja submetida ao Colegiado logo após o ingresso do doutorando.

As disciplinas optativas podem ser escolhidas integralmente dentre o elenco oferecido no NPGAU ou, quando pertinente, podem incluir disciplinas de outros programas de pós-graduação da UFMG em áreas afins ao projeto de pesquisa do doutorando. Não há disciplinas obrigatórias no curso de doutorado.

O projeto de pesquisa do doutorando é inicialmente apresentado no processo de seleção, na forma especificada pelo respectivo edital. Auxiliado pelo orientador, pela participação nos grupos e projetos de pesquisa e pelas disciplinas cursadas, o doutorando consubstancia esse projeto inicial numa pesquisa com vistas à tese de doutorado. A tese deverá constituir um trabalho científico que amplie o conhecimento acerca do tema escolhido, demonstrando capacidade de pesquisa avançada e de exposição sistematizada de seus resultados.

Entre o 18º e o 36º mês do curso, o doutorando submete seu trabalho a exame de qualificação perante uma banca indicada pelo Colegiado do NPGAU, integrada pelo orientador e por outros dois membros portadores do grau de Doutor. O exame de qualificação é uma oportunidade de discussão para o aperfeiçoamento de uma pesquisa, que já deverá estar essencialmente desenvolvida no que concerne ao embasamento teórico, à revisão bibliográfica, à formulação de hipóteses, à metodologia, à coleta de dados e à sua análise e interpretação.

Além da integralização dos créditos e da aprovação no exame de qualificação, a submissão da tese de doutorado à defesa oral final tem por pré-requisito a apresentação de no mínimo duas publicações qualificadas no período de realização do curso. Para efeito desta norma são considerados os trabalhos formalmente aceitos para publicação e são publicações qualificadas: artigos em revistas científicas, comunicações em anais de eventos científicos ou capítulos de livros, preferencialmente em veículos indexados na base de dados Qualis da área de Arquitetura e Urbanismo. Publicações em veículos não indexados serão consideradas a juízo do Colegiado.

Até 45 dias antes do término do curso, o doutorando deposita sua tese na Secretaria do NPGAU para ser submetida à defesa final. A defesa da tese é pública e se faz perante uma banca examinadora constituída pelo orientador e pelos menos quatro membros portadores do grau de Doutor, sendo no mínimo dois examinadores externos à UFMG. Preferencialmente, os membros da banca de qualificação participam da banca final.

Para além do percurso obrigatório do doutorado propriamente dito, é altamente recomendada e estimulada a integração do estudante a atividades acadêmicas do NPGAU e de outras instituições de pesquisa. Isso se dá, sobretudo, mediante sua participação em grupos de pesquisa, eventos científicos (que o NPGAU apoia também financeiramente, sempre que possível) e aulas da graduação, e mediante a publicação de trabalhos em veículos da área.

Informes
Editais de Seleção para Mestrado e Doutorado 2017
Edital de Mestrado 2017
Edital de Doutorado 2017

Matrículas 2º semestre de 2017
Calendário de Matrículas: 2º semestre/2017
Oferta de Disciplinas: 2º semestre/2017
 

Mais informações no site: http://pq.arq.ufmg.br/npgau/index.html

Comments are closed