Mestrado em Ambiente Construido e Patrimonio Sustentavel – MACPS

Mestrado em Ambiente Construido e Patrimonio Sustentavel – MACPS

O Curso de Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável tem como objetivo formar pessoal de alto nível para o exercício profissional e de atividades de ensino, pesquisa e extensão neste campo interdisciplinar, bem como desenvolver estudos aprofundados e pesquisas inovadoras que integrem escalas diversas do ambiente construído enquanto patrimônio, resgatando os processos de interação com o ambiente natural, que lhe serve como substrato, e com a sociedade, que fundamenta o reconhecimento do seu valor. É também objetivo do Programa desenvolver e/ou aprofundar as interfaces entre áreas distintas, tais como ciências sociais aplicadas, artes e engenharias, e construir ferramentas metodológicas e educacionais, no enfoque do ambiente construído enquanto patrimônio humano e suas condições de sustentabilidade. Nesse processo de aprofundamento das interfaces, pretende-se consolidar no Programa uma estruturação de trabalho em rede, o que permite agrupamentos flexíveis, sem uma hierarquia a priori, possibilitando introduzir – como necessitamos – referências cruzadas em todas as áreas de conhecimento envolvidas e nas linhas de pesquisa propostas. Espera-se poder contribuir na recomendação de políticas públicas, através da análise e avaliação das ações de desenvolvimento implementadas em níveis regional e local.

Para tanto, o perfil do profissional a ser formado deverá ser interdisciplinar, ou seja, um profissional habilitado a reconhecer e avaliar criticamente as interconexões entre as dimensões social, econômica, cultural e físico-ambiental na produção do ambiente construído e a articular conceitos, métodos e ferramentas de áreas disciplinares diferentes, contextualizando-os segundo as situações e os escopos dos problemas abordados. Devido à necessidade da contribuição do conhecimento de áreas diversas, característica desse campo, esse profissional também deverá desenvolver habilidades para o trabalho colaborativo em equipe.

O público-alvo para este Programa são profissionais formados principalmente nas áreas de arquitetura, engenharias, belas artes, sociologia urbana e ciências políticas, tanto aqueles egressos da graduação que desejam atuar nesse campo quanto aqueles que já estão no mercado de trabalho, atuando inclusive como gestores, públicos ou privados, de programas de desenvolvimento urbano e patrimônio cultural.

A estrutura curricular deste Curso de Mestrado é composta de dois blocos de disciplinas, em regime semestral. O primeiro bloco abrange um conjunto de disciplinas, de caráter obrigatório, denominado de Núcleo Integrador. Esse conjunto de disciplinas, em função da diversidade na formação acadêmica dos ingressantes, visa a proporcionar aos alunos um patamar mínimo e comum dos fundamentos básicos do método científico e de pesquisa e, concomitantemente sensibilizá-los para a necessidade de uma abordagem complexa e multidisciplinar das questões relacionadas ao meio-ambiente construído e patrimônio sustentável. No segundo bloco de disciplinas, denominado de Núcleo Temático, oferece-se um conjunto de disciplinas optativas visando ao aprofundamento da formação acadêmica dos alunos, mas pautado pelo diálogo multi- (e inter) disciplinar de seus conteúdos programáticos. São disciplinas que visam ao desenvolvimento do conhecimento vertical das bases conceituais das linhas de pesquisa, sem perder de vista a horizontalidade interdisciplinar. Estas disciplinas garantem as exigências próprias do grau de Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, oferecendo aos alunos e professores orientadores maior flexibilidade em termos de adequação à seqüência ideal de conteúdos, podendo contemplar plenamente os objetivos específicos pretendidos por cada aluno. Para capacitar-se à obtenção do grau de Mestre, o estudante deverá completar um mínimo de 20 (vinte) créditos. Após a integralização dos créditos em disciplinas, o estudante deverá apresentar seu trabalho de dissertação para defesa, conforme o Regulamento do Curso.

Mais informações no site : https://www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido/index.php/mestrado

Comments are closed