Mestrado em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU

O Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo desenvolver estudos avançados, visando à qualificação de professores, pesquisadores e profissionais interessados em temas correlatos à área de concentração “Teoria, Produção e Experiência do Espaço”, em uma de suas linhas de pesquisa.

Fundamenta o curso a ideia de que um mestrado centrado na atividade de pesquisa é o caminho mais indicado para que dois aspectos igualmente importantes da pós-graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo sejam contemplados: a qualificação para o ensino e a pesquisa; e o desenvolvimento de competência técnica/profissional avançada. A realização de um projeto de pesquisa é, ao mesmo tempo, um processo de formação do professor/pesquisador e uma oportunidade de aprofundamento em um tema ou problema específico. No mestrado centrado na atividade de pesquisa, o aprendizado do método científico, pela formulação de hipóteses, conjecturas ou teorias sobre a realidade e seu posterior exame crítico, empírico ou argumentativo, são objetivos mais importantes do que a simples aquisição de conhecimentos já estabelecidos. Essa diretriz confere ao curso o caráter flexível, preconizado pela UFMG, e define sua estrutura curricular.

O mestrado do NPGAU tem duração mínima de 12 meses e máxima de 30 meses, deverá ser desenvolvido em tempo integral e exige a integralização de 21 créditos. Por se tratar de um mestrado em pesquisa, exige-se como disciplina obrigatória aquela que estrutura o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando: “Metodologia da pesquisa científica aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo “(03 créditos), a ser cursada no primeiro semestre.

Os demais créditos são integralizados em disciplinas optativas de acordo com as especificidades de cada projeto de dissertação. As disciplinas optativas devem ser cursadas, preferencialmente, nos dois primeiros semestres do curso, sendo os demais semestres dedicados ao desenvolvimento da pesquisa propriamente dita e à elaboração da dissertação. As disciplinas optativas podem ser escolhidas integralmente dentre o elenco oferecido no NPGAU ou, quando pertinente, podem incluir disciplinas de outros programas de pós-graduação em áreas afins ao projeto de pesquisa do mestrando. Dessa forma, procura-se criar as condições e premissas necessárias ao avanço do conhecimento numa área de natureza multifacetada como é a de Arquitetura e Urbanismo.

Os projetos de pesquisa dos mestrandos são inicialmente baseados nos Termos de Referência de Pesquisa, disponibilizados pelos professores orientadores a cada ano, por ocasião da divulgação do Edital de Seleção. O candidato escolhe um dentre esses Termos e, a partir dele, propõe um plano de pesquisa, focalizado num problema ou situação-problema, na elucidação de um tema ou num objeto de história. Após o ingresso no curso, o mestrando será auxiliado pelo orientador, pela participação nos grupos e projetos de pesquisa e pela disciplina obrigatória “Metodologia da pesquisa científica aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo” para consubstanciar esse plano inicial num projeto definitivo de dissertação.

Definido o projeto definitivo de dissertação, o mestrando se dedicará à complementação da revisão bibliográfica e à coleta de outros dados, conforme a natureza de cada pesquisa. Entre o 8º (oitavo) e o 16º (décimo sexto) mês do curso, esse material é apresentado a uma banca, na forma de um texto ou capítulo da dissertação, acompanhado da estruturação clara dos demais capítulos e do cronograma das atividades ainda por realizar. A banca discutirá o trabalho realizado e sugerirá alterações ou complementações. Esta atividade contabilizada 02 créditos para o aluno.

Até 30 dias antes do término do curso, o estudante deposita sua dissertação na Secretaria do NPGAU para ser submetida a defesa oral perante uma banca examinadora, o que ocorre até o 24º mês, no caso de bolsistas, e até 30º mês (no máximo). Finalmente, a versão consolidada da Dissertação, que incorpora eventuais correções solicitadas pela banca examinadora, é entregue até 30 dias após a defesa e o estudante obtém o grau de Mestre em Arquitetura e Urbanismo.

Para além do percurso obrigatório do mestrado propriamente dito, é altamente recomendada e estimulada a integração do estudante a atividades acadêmicas do NPGAU e de outras instituições de pesquisa. Isso se dá, sobretudo, mediante sua participação em grupos de pesquisa, eventos científicos (que o NPGAU apoia também financeiramente, sempre que possível) e aulas da graduação, e mediante a publicação de trabalhos em veículos da área.

Informes
Editais de Seleção para Mestrado e Doutorado 2017
Edital de Mestrado 2017
Edital de Doutorado 2017

Matrículas 2º semestre de 2017
Calendário de Matrículas: 2º semestre/2017
Oferta de Disciplinas: 2º semestre/2017
 

Mais informações no site: http://pq.arq.ufmg.br/npgau/index.html

Comments are closed