Museu

MEA/UFMG

O Museu da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (MEA/UFMG)

está instalado no edifício da própria escola, no bairro Funcionários, Belo Horizonte. Fundado em 1966, o museu teve como acervo inicial a Coleção de Réplicas de Obras de Arte Mundiais, incluindo reproduções de peças criadas por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

A partir de 2009, quando o MEA passou a integrar a Rede de Museus da UFMG, outras cinco coleções foram integradas, enriquecendo ainda mais o conjunto de peças que registram parte da história da arquitetura, da arte e da cultura de Minas Gerais.

Todo este acervo, que reúne cerca de 300 peças, está instalado em espaços no interior do prédio da Escola de Arquitetura, edificação que por si só constitui-se em um bem histórico cultural, com projeto integrado ao movimento moderno de arquitetura, datado do início da década de 1950, assinado pelo arquiteto Shakespeare Gomese, em parceria com o arquiteto Eduardo Mendes Guimarães Júnior.

Fazem parte do acervo do MEA as seguintes coleções:

Coleção de Réplicas de Obras de Arte Mundiais

Integrada por réplicas escultóricas de obras barrocas e clássicas e ornamentos arquitetônicos, em gesso ou concreto. As primeiras peças foram importadas da empresa francesa Maison Bonnet ou executadas na Cadeira de Modelagem da Escola de Arquitetura, ministrada pelo professor e arítifice Aristocher Benjamim Meschessi, durante a década de 1960.

Coleção de Instrumentos Antigos

Composta por antigos instrumentos e ferramentas usados por engenheiros e arquitetos em suas atividades, muitos deles importados da Europa.

Coleção de Pinturas

Integrada por obras assinadas por artistas ligados ao ensino das Belas Artes, por retratos dos ex-diretores da Escola de Arquitetura e o painel “Do traço à construção”, apresentando cenas e personagens da edificação do prédio que abriga a faculdade.

Coleção Móveis de Design

Composta por cadeiras, armários, mesas e poltronas, é um verdadeiro registro da história da Escola de Arquitetura. O mobiliário foi projetado exclusivamente para uso interno, e apresenta uma definição específica de uso.

Coleção de Maquetes

Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos

Criado em 1954, o Lafodoc reúne cerca de 50 mil negativos que mostram a trajetória arquitetônica e registros urbanos de Minas Gerais, com foco na arquitetura colonial e modernista.
Coleção Memória e Obras Raras

Pertencente à Biblioteca Professor Raffaello Berti, o acervo veio sendo reunido ao longo dos anos, com variadas aquisições dos séculos XIX e XX. Hoje a coleção conta com área exclusiva para exposição e guarda.

Mais informações no site: http://www.arq.ufmg.br/mea/

 

Comments are closed