GP

Grupos de Pesquisa

Adaptese 196 x 52

Laboratório de Acessibilidade em Design e Arquitetura para a Pesquisa e Treinamento em Serviços de Extensão - ADAPTE-SE

Coordenação: Prof. Marcelo Pinto Guimarães
Departamento de Projetos
Tel: (31) 3409-8810
Email: contato@adaptse.org
Sala: 125 - Escola de Arquitetura da UFMG


O Laboratório ADAPTSE é especializado em investigações científicas e explorações filosóficas sobre acessibilidade ambiental e usabilidade do meio edificado para o bem-estar de pessoas com distintas habilidades e características pessoais.
Vinculado ao Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, o ADAPTSE tem pessoal especializado que oferece recursos à comunidade acadêmica. Atua no desenvolvimento e aplicação de estratégias didáticas sob forma de cursos, publicações, artigos técnicos, projetos exemplares, eventos, e apresentações multimidiais.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3188269055315530
Link para o Site do Laboratório ADAPTSE: http://startpage.adaptse.org/


 
Arquiteturahumanismo_e_republica grupos de pesquisa npgau 147 x 178

Arquitetura, Humanismo e República

Coordenação: Prof. Carlos Antônio Leite Brandão
Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3269- 1800
E-mail: ahr@arq.ufmg.br
Escola de Arquitetura da UFMG


Iniciado em 2005, este grupo continua os estudos desenvolvidos pelo grupo Hermenêutica e Arquitetura (1999-2005), que realizou 8 números da revista Interpretar Arquitetura e dois Seminários Interpretar Arquitetura. Por “Humanismo” entende-se o que se origina dos “studia humanitatis” do renascimento florentino, responsáveis pela formação do “humano do homem”. Por “república” entende-se a primazia dada ao bem e ao mundo público sobre os valores emanados do privado, do “todo” sobre as “partes”.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4797637643577803
Link para o Site do Grupo: http://www.arq.ufmg.br/ahr/index1024.html


 
logoCA_AU 154 x 94

Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo - CA_AU

Coordenação: Prof. Renato Cesar Ferreira de Souza
Departamento de Projetos
Tel: (31) 3409-8880
Email: rcesarfs@gmail.com
Sala: 304H - Escola de Arquitetura da UFMG


Inovação Tecnológica em sistemas de informação aplicados no ambiente construído Somos um grupo de pesquisa da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, afiliados ao Departamento de Projetos e ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.
O grupo representa a consolidação do Núcleo de Inovação Tecnológica em Para Projetos em Computação Ambiental – NTCA, apoiado pelo CNPq e pela Fapemig.
Desdobramos nossas atividades de pesquisa através do ensino e extensão, visando a criação de competências na área.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4075385040403397
Link para o Site do Grupo: http://pq.arq.ufmg.br/


Conforto Ambiental da EAUFMG

Coordenação: Profa. Iraci Miranda Pereira
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3409-8825
Sala 124 - Escola de Arquitetura da UFMG


A área de Conforto Ambiental configura uma das linhas da Tecnologia aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Trata das questões ligadas ao desempenho termo-energético, luminoso-visual, acústico e antropométrico do ambiente construído, em seus aspectos quali-quantitativos, em qualquer de suas escalas. As repercussões do trabalho do Grupo estão no ensino, pesquisa e extensão comunitária. No ensino de graduação, atua nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil e de Conservação de Bens Culturais Móveis. No ensino de pós-graduação, nossos docentes têm participado dos Programas de Pós Graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio; de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares; de Pós Graduação em Estruturas; de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, evidenciando sua vocação interdisciplinar. No ensino ligado à extensão, participa de cursos de especialização em tecnologia e conforto ambiental. Tal exogenia mostra bem o grande interesse que a área vem suscitando, face às necessidades.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927496238925999


Conservação e Reabilitação Urbana e Arquitetônica

Coordenação: Prof.Leonardo Barci Castriota e Prof. Guilherme Maciel Araujo
Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3409-8820 Fax: (31) 3409-8874
Email: leonardo.castriota@pq.cnpq.br
Sala: 411 - Escola de Arquitetura da UFMG


Trabalhando desde meados da década de 90, este grupo tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e extensão articuladas à temática da conservação, preservação e revitalização urbana e arquitetônica. Cabe destacar: No ensino de graduação, a criação das disciplinas "Patrimônio Cultural" (ACR) e "Técnicas Retrospectivas" (TAU). No ensino de pós-graduação, a implantação desde 1996 do Curso de Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica, já em seu quinto oferecimento, com mais de 150 especialistas formados, que hoje atuam em todo o Brasil. Além disso, foi criada uma linha específica no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da EA-UFMG, com vários trabalhos em andamento. Na pesquisa, têm sido desenvolvidas pesquisas como "Programa Integrado de Inventários e Revitalização Urbana e Arquitetônica" (FAPEMIG), "Conservação integrada: pressupostos teóricos das políticas de patrimônio" (CNPq), "Patrimônio e Valores", "Digitalização do Acervo do Laboratório de Foto-documentação Sylvio de Vasconcellos" (FAPEMIG), que têm gerado inúmeras publicações, no Brasil e no exterior. Na extensão, têm sido desenvolvidos projetos tanto na área de revitalização arquitetônica, como o "Projeto de restauração da Igreja de São Sebastião (Betim)" quanto na área da revitalização urbana, como o "Projeto de Reabilitação Integrada da Lagoinha", que recebeu o Grande Prêmio Nacional de Urbanismo do XV Congresso Brasileiro de Arquitetos(1997).

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1444373558343163


Cosmópolis

Coordenação: Profa. Rita de Cássia Lucena Velloso e Profa. Renata Marquez
Departamento de Analise Critica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo e Departamento de Projetos
Tel: (31) 9968-8330
Email: ritavelloso@gmail.com
Sala: 301 - Escola de Arquitetura da UFMG


Cosmópolis é um grupo de pesquisa inscrito no CNPq criado em 2014 por professores dos departamentos de Projetos e Análise Crítica e Histórica da Escola de Arquitetura e Design da UFMG.
Dedicado à investigação das práticas espaciais constituintes das múltiplas cosmologias, insurgências e coexistências urbanas, o grupo visa estudar, prototipar e difundir novos imaginários para a vida cotidiana através de curadorias, ações, pedagogias, projetos e experimentos editoriais, e em diálogo com as artes, a política e os saberes tradicionais.
Com sede na sala 301 da Escola de Arquitetura e Design, o Cosmópolis abriga grupos de estudo, encontros e debates de diversos movimentos cidadãos, além de funcionar como espaço de trabalho compartilhado e plataforma de fomento e desenvolvimento de projetos de interesse público para alunos e egressos, na mediação entre a universidade e a cidade.

Professores: Renata Marquez e Rita Veloso (coordenadoras), Adriano Mattos, Roberto Andrés e Wellington Cançado
Demais pesquisadores: Fernanda Regaldo, Vitor Lagoeiro, Felipe Carnevalli, Junia Mortimer, Felipe Magalhães, João Tonucci e Junia Torres

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4125495186183214


 
grupo-graft-ufmg 153 x 162

Gestão de Projetos, Arquitetura Efêmera e Tecnologia de Museus - GRAFT

Coordenação: Profa. Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Escola de Arquitetura da UFMG


O GRAFT reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, num esforço interdisciplinar para abordar temas complexos interligados. O GRAFT tem como foco pesquisas em gestão de projetos, softwares de gestão e elaboração de projetos, teletrabalho, ensino a distância, exposições (expografia e museografia) – arquitetura efêmera, arquitetura e tecnologia de museus, conservação preventiva, desenho, ilustração científica e fotografia. Anteriormente denominado PROPEC, o grupo é registrado no CNPq desde 2005 e certificado pela UFMG, integrando o Departamento de Tecnologia da Escola de Arquitetura. Grande parte das atividades do grupo se realiza virtualmente, por meio do seu laboratório LavGRAFT. Além disto, são organizadas reuniões de discussão e pesquisa, projetos, eventos, cursos e outras atividades presenciais.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8592669733911735
Link para o Site do Grupo GRAFT: http://lavgraft.com.br/


 
logo-indisciplinar- 251 x 57

Indisciplinar


Coordenação: Profa.Natacha Silva Araújo
Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3409-8834 ou (31) 3409-8835 ou (31) 3409-8845
Email: indisciplinar@indisciplinar.com
Sala: 400 - Escola de Arquitetura da UFMG


O Indisciplinar é um grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, que tem suas ações focadas na produção contemporânea do espaço. Considerada a importância da produção biopolítica do espaço nos processos de globalização – os impasses, questões e potencialidades dele decorrentes –, e os processos constitutivos do espaço social, toma-se o urbano em sua capacidade de engendrar singularidades e diferença, e sendo assim, a dimensão do comum é a idéia norteadora das práticas do grupo, bem como elemento articulador de sua composição e atuações múltiplas. As atividades do Indisciplinar compreendem, imbricando-as indissociadamente, teoria e prática, atividades de ensino,pesquisa e extensão, atuando junto a movimentos sociais, Ministério Público, legislativo e executivo, tanto em processos destituintes contra o urbanismo neoliberal em suas muitas dimensões expropriadoras, quanto em processos constituintes de novos espaços engendrados pela coletividade, autonomia cidadão e defesa do comum (material e imaterial), em uma abordagem transversal e indisciplinar. Associado ao Grupo de Pesquisa Indisciplinar há também um Programa de Extensão denominado IndLab _ Laboratório Nômade do Comum que possui atualmente 3 projetos: Artesanias do Comum, Cartografias Emergentes e Compartilhamento e distribuição do comum.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3935142416828675
Link para o Site do Grupo: http://blog.indisciplinar.com/


 
Logo lab geoproc 142 x 136

Laboratorio de Geoprocessamento

Coordenação: Profª Ana Clara Mourão Moura
Departamento de Urbanismo
Tel: (31) 3409-8827
E-mail: anaclara@ufmg.br
Sala: 410-A - Escola de Arquitetura da UFMG


O laboratório hoje sedia projetos de capacitação de alunos de graduação na investigação científica (Jovens Talentos – Capes e Iniciação Científica – CNPq); desenvolvimento de teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia; disciplinas de graduação e de pós-graduação; pesquisa de extensão de apoio ao Ministério das Cidades e pesquisa científica de amplo envolvimento Brasil/Itália/Estados Unidos.
O laboratório tem como lema capacitar pessoas no uso e ensino de geoctecnologias, para ampla difusão do conhecimento. Temos compromisso na formação de usuários que exerçam plenamente suas capacidades de criação e reflexão, usando técnicas de geoprocessamento como ferramentas para favorecer a proposição de metodologias de representação, análise e simulação da paisagem.

Link para o Site do Grupo: http://geoproea.arq.ufmg.br/


 
logo_lade 145 x 95

Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estrutura - LADE

Coordenação: Profa. Andrea Franco Pereira
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3409-8823
Sala: 317 - Escola de Arquitetura da UFMG


Explorar as interfaces entre as áreas de Arquitetura, Design e Engenharia de Estruturas, aprimorando a prática interdisciplinar e visando a melhoria da qualidade dos produtos orientada aos usuários, é a proposta do LADE - Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas. O grupo foi constituído por uma iniciativa interdepartamental estabelecida através de acordo de trabalho em conjunto, firmado entre o Departamento de Engenharia de Estruturas, da Escola de Engenharia (DEES) e o Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU), da Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais. Visa o desenvolvimento de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, atendendo às demandas da sociedade e do setor produtivo ligado aos produtos de consumo e ao ambiente construído.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6773250214991873
Link para o Site do Grupo LADE: http://www.arq.ufmg.br/lade/?pag=texto&id_ref=1


 
logo lab urb 180 x 42

Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos - LAB-URB


Coordenação: Profª Jupira Gomes de Mendonça
Departamento de Urbanismo
Tel: (31) 3409-8843
E-mail: laburb.ufmg@gmail.com
Sala: 135-A - Escola de Arquitetura da UFMG


O LAB-URB (Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos) é um grupo de pesquisas que tem como objetivo central desenvolver trabalhos sobre a produção do espaço urbano e metropolitano, a atuação dos diversos agentes produtores desse espaço e suas interfaces, bem como as estruturas socioespaciais resultantes.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3025713816833990
Link para o Site do Grupo: http://www.arq.ufmg.br/lab-urb/


 
Logo_Lagear 195 x 43

Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica - LAGEAR


Coordenação: Profa. Ana Paula Baltazar dos Santos e Prof. José dos Santos Cabral Filho
Departamento de Projetos
Sala: 101 - Escola de Arquitetura da UFMG


O grupo de pesquisa comporta três eixos de investigação: pesquisar e divulgar o uso das tecnologias digitais na produção da arquitetura; experimentações na produção de espaços-evento, espaços não deterministas onde as atividades possíveis não são predefinidas; abordar a zona limítrofe entre arte e arquitetura, investigando os pontos de tangência entre o engajamento corporal e a construção da experiência em níveis não racionais. Investigando também os três eixos na sua dimensão pedagógica, ou seja, nas suas implicações para o ensino e o aprendizado.

Link para o Site do Grupo: http://www.mom.arq.ufmg.br/lagear/


Laboratório Interpretar Arquitetura - LIA

Coordenação: André Guilherme Dornelles Dangelo
Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3409-8876
Sala 411 - Escola de Arquitetura da UFMG

Objetivos:

Valorização do estudo da História e da Teoria da Arte e da Arquitetura como fundamento para a formação crítica do arquiteto;
Resgate do objeto artístico-arquitetônico como documento histórico através de uma compreensão necessária de seus aspectos formais e materialidades ancorados nos princípios plásticos, estéticos e tecnológicos.


Linhas de pesquisa:
Patrimônio cultural

Metodologias e práticas contemporâneas de ensino em História da Arquitetura
A história e teoria da Arquitetura e da cidade e suas interfaces com os processos e procedimentos projetuais na atualidade


Atuações:

Interpretar Arquitetura: seminário e publicação da revista;
Discussão permanente das grades curriculares dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG no que tange à contribuição da História e Teoria da Arte e da Arquitetura;
Revisão bibliográfica e metodológica dos temas e textos essenciais da História da Arte e da Arquitetura;
Formação da Rede de pesquisas em Arquitetura Brasileira, com vistas a formação de um centro de referência


Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Materiais e Construção - LPT

Coordenação: Profa. Cynara Fiedler Bremer
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Sala: 313 - Escola de Arquitetura da UFMG


Este laboratório é uma evolução do antigo Laboratório de Materiais do Curso de Arquitetura e Urbanismo, implantado ainda na década de 1950 na Escola de Arquitetura dentro dos padrões dos Gabinetes de Materiais, posteriormente adaptado como laboratório de informações, com mostruário de materiais e informações técnicas de apoio à especificação.
Atualmente, reúne um acervo de informação técnica e equipamentos para a realização de ensaios e testes em materiais e suporte à pesquisa.


Acervo de informação técnica

O acervo está sob a forma de catálogos técnicos atualizados e de materiais e/ou componentes construtivos antigos (acervo histórico), amostras de materiais e de sistemas construtivos. Assim, o Laboratório organiza e disponibiliza uma gama variada de informações sobre os diversos materiais e técnicas construtivas disponíveis no mercado nacional e mesmo internacional. Para tanto, o participa regularmente de uma série de eventos nacionais e internacionais, tais como: FEICON (Feira Internacional da Construção Civil, São Paulo); FEHAB (Feira da Habitação, São Paulo); CONSTRUSHOW (Feira da Construção do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte); ENTAC (Encontros Nacionais da Tecnologia do Ambiente Construído); SIBRAGEC (Simpósios Brasileiros de Qualidade e Produtividade do Ambiente Construído); NUTAU (Seminários Internacionais do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da USP). Além disso, fazem parte do acervo - Livros, Apostilas e CD-ROMS:( associados aos catálogos técnicos) e amostras (aproximadamente 1.000 peças de diversos materiais, que vão das mais novas tecnologias até as primeiras telhas e tijolos de Belo Horizonte: cerâmicas, os granitos, mármores, madeiras, vidros, tubulações hidráulicas e elétricas).


Equipamentos e suporte à Pesquisa

O laboratório dispõe ainda de equipamentos para a realização de ensaios em materiais, que vão desde os equipamentos básicos – como estufas, balanças, prensas, equipamentos para corte de amostras,etc, até equipamentos para a realização de ensaios não destrutivos com destaque para ultrassom; esclerometro;equipamento de termografiaentre outros.Desta forma, propicia a realização de ensaios de desempenho e verificação laboratorial de materiais e componentes construtivos especificados no projeto e empregados na obra do edifício e da cidade.


 
mom_nome 182 x 56

Morar de Outras Maneiras - MOM


Coordenação: Prof. Roberto Eustáaquio dos Santos e Profa. Silke Kapp
Departamento de Projetos
tel: (31) 3409-8855
Sala: 100 - Escola de Arquitetura da UFMG

 

MOM é um grupo de pesquisa do CNPq, criado em 2004, sediado pelo Departamento de Projetos (PRJ) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da UFMG, com projetos de pesquisa financiados pela FINEP, pelo CNPq, pelo Instituto Libertas e pela FAPEMIG, e participação em projetos de extensão financiados pela Sedru e pelo MDIC.
Objetivo central do MOM é investigar processos de produção de moradias, do seu ambiente urbano e de outros espaços cotidianos, tendo por horizonte a autonomia dos moradores, construtores diretos e grupos primários, a economia social e processos construtivos de impacto ambiental controlado.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3740878228931060
Link para o Site do Grupo: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/index.html


Narrativas Topológicas

Coordenação: Prof. Frederico Canuto
Professores: Simone Cortezão, Gustavo Silveira, Lisa Vasconcelos, Juliana Torres, Marcela Silviano, Felipe Sudré
Departamento de Urbanismo
Tel: (31) 3409-8836
Email: narrativastopologicas@gmail.com
Sala 405B - Escola de Arquitetura da UFMG


Tendo em vista a questão da narrativa como recorte que expõe e faz pensar a contemporaneidade ao mesmo tempo que interfere nela multiplicando os mundos, abrindo novos reais por uma poética potencial, a repercussão do grupo e de seus trabalhos se dá nas áreas humanas, letras, artes e outras disciplinas preocupadas com a memória, alteridade, ficção e história, assim como nas áreas das ciências sociais que pragmaticamente constroem o mundo, seja arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, geografia, antropologia entre outros.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8537415561232138
Link para o Siote do Grupo: https://topologias.wixsite.com/topologias

logo praxis 177 x 57

Práticas Sociais no Espaço Urbano - Praxis


Coordenação: Profa. Denise Morado
Deparatmento de Projetos
Tel: (31) 3409-8887
Email: praxisufmg@gmail.com
Sala: 312 - Escola de Arquitetura da UFMG

PRAXIS é um grupo de pesquisa do CNPq, sediado pelo Departamento de Projetos (PRJ) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da UFMG, com projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq.
Objetiva investigar criticamente as condições contemporâneas de projeto, produção e uso do espaço urbano, mapear criticamente aspectos das dinâmicas socioespaciais das cidades brasileiras e desenvolver práticas compartilhadas através da mediação entre tecnologia, projeto, construção, informação, vivência e criatividade em torno dos agentes envolvidos nesses processos.
As pesquisas do PRAXIS agregam pesquisadores da EA/UFMG e de outras instituições, graduandos e pós-graduandos, com o objetivo comum de investigar o espaço urbano como meio estruturado e estruturante da vida cotidiana.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0843143411485145
Link para o Site do Grupo: http://www.arq.ufmg.br/praxis/


Utopias Urbanísticas Experimentais - Uponto

Coordenação: Prof. Altamiro Sergio Mol Bessa
Departamento de Urbanismo
Tel: (31) 34098834
Email: altamirobessa@gmail.com
Escola de Arquitetura da UFMG


O grupo tem possibilitado o aprofundamento teórico, conceitual e metodológico sobre o pensar e estar outros no mundo ou fora dele, apontando horizontes possíveis e possibilidades hoje irrealizáveis. Tem buscado possibilidades outras do habitar, estudando o que já foi proposto e propondo alternativas experimentais para sociedades mais inclusivas. O trabalho do grupo tem repercutido junto aos pós-graduandos e professores das instituições participantes, com resultados em publicações de livros e capítulos, no Brasil e no exterior, bem como participação em eventos e congressos. O grupo tem sido convidado a apresentar sua experiência em outras universidades e instituições, que nos procuram especialmente pelo incômodo de viver nesta sociedade atual esquemática, na qual a imaginação tornou-se quase um interdito.

Link para o Espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0551843305241728


 

Comments are closed