Objetivos

Objetivo geral:

  • Formar especialistas capazes de apresentar soluções sustentáveis efetivas para edifícios e ambiente construído.

Objetivos específicos:

  • aprofundar os estudos sobre a abordagem do desenvolvimento sustentável aplicada ao ambiente construído, em suas diferentes escalas;
  • atualizar os conhecimentos sobre as soluções técnicas e tecnológicas disponíveis e adequadas à resolução dos problemas ambientais no ambiente construído;
  • incentivar a inovação quanto à utilização da matéria-prima e dos sistemas tecnológicos;
  • estimular a proposição de novos conceitos formais e construtivos baseados nas referências de sustentabilidade.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

·         Selo de qualidade UFMG

·         Professores com atuação no mercado e responsáveis por pesquisas e inovações na área

·         Foco na construção sustentável como um todo e não somente em uma certificação específica.

·         Em até um ano você se tornar um especialista pronto para o mercado.

·         Preços acessíveis 




Pblico Alvo

Profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura, Design, Administração e áreas afins ligados 'a produção, avaliação, e gestão do ambiente construído.

Competência dos especialistas formados pelo Curso:

A busca pela introdução da abordagem do desenvolvimento sustentável no ambiente construído implica numa atuação multidisciplinar, envolvendo profissionais da área de arquitetura (tecnologia da arquitetura e conforto ambiental), urbanismo (planejamento urbano, paisagem e entorno natural: geográfico, recursos hídricos etc.), engenharia (tecnologia de processos e dos materiais, sistemas construtivos), design (desenvolvimento de componentes eficientes e adequados aos usuários, aplicação de ferramentas de ecodesign), direito (legislação e perícia ambiental), sociologia, economia e administração (sustentabilidade do ambiente construído). Assim sendo, o curso pretende ofertar informações nas áreas acima citadas, visando capacitá-los para a tarefa de propor soluções tecnológicas sustentáveis para os edifícios e ambiente construído como um todo.




Metodologia

O curso será realizado de forma presencial. Os conteúdos serão passados em sistema expositivo, utilizando-se de técnicas de apresentação diversas disponibilizados nas instalações da Escola de Arquitetura/UFMG em Belo Horizonte. Além disso, serão disponibilizados os espaços de biblioteca e os laboratórios de Pesquisa Tecnológica (LPT), Conforto Ambiental (LABCON) e Arquitetura e Design (LADE) do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo para uso dos estudantes no desenvolvimento dos trabalhos do curso.

Os conteúdos serão introduzidos observando-se a reflexão e a aplicação do conhecimento. Serão abordados de forma a permitir uma compreensão lógica baseada no ciclo de vida do produto: "aquisição de matéria-prima", "projeto e construção", "uso e pós-uso" (Ver anexo Esquema de Introdução dos Conteúdos). Para reforçar a compreensão da interdependência dos conteúdos, e de sua importância, os trabalhos propostos em cada disciplina deverão ser, preferencialmente, desenvolvidos de forma interdisciplinar.

A composição pedagógica a ser implementada será apresentada em módulos de disciplinas (Bloco Fundamentos), intercalados por palestras, mesas redondas e espaços reservados à apresentação de empresas sobre assuntos pertinentes (Bloco Seminários), de modo a suprir as necessidades de interatividade do aluno com o tema em estudo em níveis teóricos e técnico-práticos.

A passagem dos conteúdos entre os Blocos Fundamentos e Seminários, como também Bloco Tópicos Especiais, será feita de forma intercalada ao longo do curso. O objetivo é apresentar aos alunos diversas abordagens, favorecendo a visão crítica acerca dos conteúdos acadêmicos e da realidade do mercado, e uma prática profissional pró-ativa, procurando atender aos principais fatores de uma educação centrada no aprendizado interativo, dinâmico e contextualizado. Neste sentido, serão propostas duas sessões denominadas "Mesa Redonda" dirigidas à participação direta e intensiva dos alunos, permitindo a realização de debates, discussões, reflexões e críticas em relação a conteúdos propostos por eles próprios.

Quanto às ferramentas pedagógicas, as disciplinas possuirão documento instrucional e textos didáticos, impressos ou digitalizados.

Da mesma maneira, os Trabalhos Finais do curso, seja trabalho prático, projeto ou monografia, serão orientados pelos professores permanentes ou convidados do curso e realizados em total integração com o setor produtivo, objetivando uma solução efetiva e, absolutamente, sintonizada com a realidade das cidades.

Aspectos de inovação didática:

  • Desenvolvimento da interface entre teoria e prática, através da abertura para a interação com o setor produtivo da construção (empresas, fornecedores), equilibrando o discurso crítico e a realidade técnico-tecnológica, a fim de capacitar os futuros especialistas para a aplicação adequada e consciente de métodos e ferramentas inovadoras;
  • Interação com a prática e a demanda real através da aproximação do contexto das cidades e dos sistemas tecnológicos que visem a efetivação do "ambiente construído sustentável" para serem aplicados nos trabalhos das disciplinas e de conclusão do curso;

Flexibilização para a realização dos Trabalhos Finais do curso sob uma orientação teórico-dissertativa, ou sob uma orientação prático-aplicativa.

 




O Curso

Este curso vem responder a uma demanda que profissionais, empresas e associações de classe vinham
fazendo ao Departamento de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo TAU/EA/UFMG, visando a
formação de especialistas capazes de apresentar soluções sustentáveis efetivas para edifícios e
ambientes construídos.

Dentro deste objetivo mais geral, o curso tem como objetivos mais específicos:

  • aprofundar os estudos sobre a abordagem do desenvolvimento sustentável aplicada ao ambiente construído, em suas diferentes escalas;
  • atualizar os conhecimentos sobre as soluções técnicas e tecnológicas disponíveis e adequadas à resolução dos problemas ambientais no ambiente construído;
  • incentivar a inovação quanto à utilização da matéria-prima e dos sistemas tecnológicos;
  • estimular a proposição de novos conceitos formais e construtivos baseados nas referências de sustentabilidade.
Escola de Arquitetura da UFMG | Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Rua Paraíba, 697, Funcionários, Belo Horizonte.MG . Tel.: (31) 3409 8820 - sustentabilidadeufmg@hotmail.com