Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

 

Conforto Ambiental da EAUFMG

 
Coordenação: Profa. Iraci Miranda Pereira
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3409-8825
Sala 124 – Escola de Arquitetura da UFMG

 
A área de Conforto Ambiental configura uma das linhas da Tecnologia aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Trata das questões ligadas ao desempenho termo-energético, luminoso-visual, acústico e antropométrico do ambiente construído, em seus aspectos quali-quantitativos, em qualquer de suas escalas. As repercussões do trabalho do Grupo estão no ensino, pesquisa e extensão comunitária. No ensino de graduação, atua nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil e de Conservação de Bens Culturais Móveis. No ensino de pós-graduação, nossos docentes têm participado dos Programas de Pós Graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio; de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares; de Pós Graduação em Estruturas; de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, evidenciando sua vocação interdisciplinar. No ensino ligado à extensão, participa de cursos de especialização em tecnologia e conforto ambiental. Tal exogenia mostra bem o grande interesse que a área vem suscitando, face às necessidades.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927496238925999

 
grupo-graft-ufmg 153 x 162

Gestão de Projetos, Arquitetura Efêmera e Tecnologia de Museus – GRAFT

 
Coordenação: Profa. Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Escola de Arquitetura da UFMG

 
O GRAFT reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, num esforço interdisciplinar para abordar temas complexos interligados. O GRAFT tem como foco pesquisas em gestão de projetos, softwares de gestão e elaboração de projetos, teletrabalho, ensino a distância, exposições (expografia e museografia) – arquitetura efêmera, arquitetura e tecnologia de museus, conservação preventiva, desenho, ilustração científica e fotografia. Anteriormente denominado PROPEC, o grupo é registrado no CNPq desde 2005 e certificado pela UFMG, integrando o Departamento de Tecnologia da Escola de Arquitetura. Grande parte das atividades do grupo se realiza virtualmente, por meio do seu laboratório LavGRAFT. Além disto, são organizadas reuniões de discussão e pesquisa, projetos, eventos, cursos e outras atividades presenciais.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8592669733911735
Link para o Site do Laboratório Virtual do Grupo GRAFT: http://lavgraft.com.br/

 
logo_lade  145 x 95

Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estrutura – LADE

 
 
 
Coordenação: Profa. Andrea Franco Pereira
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Tel: (31) 3409-8823
Sala: 317 – Escola de Arquitetura da UFMG

 
Explorar as interfaces entre as áreas de Arquitetura, Design e Engenharia de Estruturas, aprimorando a prática interdisciplinar e visando a melhoria da qualidade dos produtos orientada aos usuários, é a proposta do LADE – Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas. O grupo foi constituído por uma iniciativa interdepartamental estabelecida através de acordo de trabalho em conjunto, firmado entre o Departamento de Engenharia de Estruturas, da Escola de Engenharia (DEES) e o Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU), da Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais. Visa o desenvolvimento de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, atendendo às demandas da sociedade e do setor produtivo ligado aos produtos de consumo e ao ambiente construído.

Link para o espelho do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6773250214991873
Link para o Site LADE: http://www.arq.ufmg.br/lade/?pag=texto&id_ref=1

 

Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Materiais e Construção – LPT

 
Coordenação: Profa. Profa. Cynara Fiedler Bremer
Sub-Coordenação: Prof. Edgar Vladimiro Carrasco
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo
Sala: 313 – Escola de Arquitetura da UFMG

 
Este laboratório é uma evolução do antigo Laboratório de Materiais do Curso de Arquitetura e Urbanismo, implantado ainda na década de 1950 na Escola de Arquitetura dentro dos padrões dos Gabinetes de Materiais, posteriormente adaptado como laboratório de informações, com mostruário de materiais e informações técnicas de apoio à especificação.
Atualmente, reúne um acervo de informação técnica e equipamentos para a realização de ensaios e testes em materiais e suporte à pesquisa.
Acervo de informação técnica
O acervo está sob a forma de catálogos técnicos atualizados e de materiais e/ou componentes construtivos antigos (acervo histórico), amostras de materiais e de sistemas construtivos. Assim, o Laboratório organiza e disponibiliza uma gama variada de informações sobre os diversos materiais e técnicas construtivas disponíveis no mercado nacional e mesmo internacional. Para tanto, o participa regularmente de uma série de eventos nacionais e internacionais, tais como: FEICON (Feira Internacional da Construção Civil, São Paulo); FEHAB (Feira da Habitação, São Paulo); CONSTRUSHOW (Feira da Construção do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte); ENTAC (Encontros Nacionais da Tecnologia do Ambiente Construído); SIBRAGEC (Simpósios Brasileiros de Qualidade e Produtividade do Ambiente Construído); NUTAU (Seminários Internacionais do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da USP). Além disso, fazem parte do acervo – Livros, Apostilas e CD-ROMS:( associados aos catálogos técnicos) e amostras (aproximadamente 1.000 peças de diversos materiais, que vão das mais novas tecnologias até as primeiras telhas e tijolos de Belo Horizonte: cerâmicas, os granitos, mármores, madeiras, vidros, tubulações hidráulicas e elétricas).
Equipamentos e suporte à Pesquisa
O laboratório dispõe ainda de equipamentos para a realização de ensaios em materiais, que vão desde os equipamentos básicos – como estufas, balanças, prensas, equipamentos para corte de amostras,etc, até equipamentos para a realização de ensaios não destrutivos com destaque para ultrassom; esclerometro;equipamento de termografiaentre outros.Desta forma, propicia a realização de ensaios de desempenho e verificação laboratorial de materiais e componentes construtivos especificados no projeto e empregados na obra do edifício e da cidade.
 

Comments are closed