QUALE - Uma reflexão sobre as interfaces da neuroarquitetura pelo projeto de um Centro de Atenção Psicossocial
Bruna de Moura Rezende
Disciplina: TCC
Tipo de trabalho realizado: Pesquisa Projeto
Autor(a): Bruna de Moura Rezende
Nome do Orientador(a): Mateus Van Stralen
Departamento de vínculo do orientador(a): Departamento de Projeto (PRJ)
Titulo do Trabalho: QUALE - Uma reflexão sobre as interfaces da neuroarquitetura pelo projeto de um Centro de Atenção Psicossocial
Resumo do trabalho: O termo ""neuroarquitetura"" surgiu a partir de pesquisas e descobertas de dois grandes profissionais, o neurocientista Fred Gage e o arquiteto John Paul Eberhard, que juntos foram capazes de atestar que os ambientes podem dar lugar a certas sensações cognitivas do cérebro humano. De acordo com o Dr. Fred Gage e de forma resumida, o termo se refere as diferentes respostas produzidas pelo cérebro dos usuários durante sua presença naquele certo espaço. Essas respostas neurológicas podem ter participação na alteração do bem estar e, consequentemente, do comportamento dos usuários do espaço, seja a curto ou longo prazo.
O trabalho é composto por um estudo dos elementos que configuram-se como contribuintes da neuroarquitetura, e investigação sobre a pertinência da aplicação do termo na arquitetura atual. Logo, para complementar o estudo de caso, foram feitas pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo e análises de projetos análogos.
A segunda parte do trabalho desenvolve um projeto de um CAPS- Centro de Tratamento Psicossocial integrado à uma praça com completo de atividades, localizado em um terreno na cidade de Belo Horizonte, a partir da aplicação dos princípios da neuroarquitetura considerados propícios de acordo com o estudo inicial.
O trabalho destaca uma preocupação que pode e deve ser aplicada a outros projetos de espaços, sejam eles voltados para a área da saúde ou outros propósitos.
Área relacionada: Teoria e história da Arquitetura e do Urbanismo