PLANO DE MOBILIDADE COMO FERRAMENTA DE ORDENAMENTO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO METROPOLITANA EM PLANOS DE BELO HORIZONTE, BETIM E CONTAGEM.
Joyce Santos Costa


Disciplina: TCC
Tipo de trabalho realizado: Monografia
Autor(a): Joyce Santos Costa
Nome do Orientador(a): Rogério Palhares Zschaber de Araujo
Departamento de vínculo do orientador(a): Departamento de Urbanismo (URB)
Titulo do Trabalho: PLANO DE MOBILIDADE COMO FERRAMENTA DE ORDENAMENTO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO METROPOLITANA EM PLANOS DE BELO HORIZONTE, BETIM E CONTAGEM.
Resumo do trabalho: O presente trabalho realizou uma análise panorâmica, porém crítica dos esforços de planejamento realizados em torno da mobilidade urbana metropolitana desde os
tempos da extinta PLAMBEL, até os dias atuais por meio da análise dos planos diretores e de mobilidade urbana de Belo Horizonte, Betim, Contagem, além do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH.
A escolha dos três municípios de análise baseou-se no grau de integração dos municípios com o polo metropolitano, Belo Horizonte, e no fato de possuírem ou não Plano de Mobilidade Urbana. Através da análise dos planos, constatou-se a desarticulação dos sistemas de mobilidade implantados e em fase de implantação na RMBH, bem como o caráter municipalista das políticas de mobilidade dos membros da RMBH, entretanto com a possibilidade de integração ao menos de infraestruturas, ainda demandando maior organização e articulação político governamental por parte das cidades envolvidas atingindo também, as esferas estaduais e federais, dada a importância da RMBH para o transporte de cargas a nível nacional.
Área relacionada: Planejamento urbano e regional, Políticas e planejamento de habitação de interesse social