Subbacias do Córrego Suzana e Ribeirão Pampulha: estratégia de ocupação para promover relação entre o meio natural, pessoas, animais, plantas e o ambiente urbano
Marco Antônio Petruceli Benini
Disciplina: TCC
Tipo de trabalho realizado: Projeto
Autor(a): Marco Antônio Petruceli Benini
Nome do Orientador(a): Luciana Souza Bragança
Departamento de vínculo do orientador(a): Departamento de Projeto (PRJ)
Titulo do Trabalho: Subbacias do Córrego Suzana e Ribeirão Pampulha: estratégia de ocupação para promover relação entre o meio natural, pessoas, animais, plantas e o ambiente urbano
Resumo do trabalho: Este trabalho consiste em uma proposta de intervenção projetual ao longo das Subbacias do Córrego Suzana e Ribeirão Pampulha, que se encontram junto ao cruzamento das Avenidas Sebastião de Brito e Cristiano Machado, no bairro Dona Clara, regional Pampulha, em Belo Horizonte.
Atualmente essa área de encontro das subbacias apresenta problemáticas de ordem social e ambiental, como baixa ocupação, insegurança e manchas de inundação. Dessa forma, com a intervenção proposta, pretende-se promover uma melhor relação entre o meio urbano e o meio natural, favorecendo o indivíduo, os animais e as plantas. Além disso, esse encontro é atualmente alvo de proposta projetual da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que consiste na criação de viadutos e de um canal paralelo ao existente para resolver problemáticas de drenagem e de mobilidade, com foco no trânsito rápido de passagem na Av. Cristiano Machado.
Assim, foi desenvolvido um projeto ao longo do Ribeirão Pampulha com o objetivo de
integrar ações ambientais, usos humanos e não humanos, paisagismo de recomposição florestal e um novo acesso ao bairro Dona Clara, em contraposição ao viaduto e a construção do canal proposto pela PBH.
Área relacionada: Projeto e desenho urbano, Paisagismo e planejamento ambiental