Projeto do GRAFT/UFMG ganha prêmio internacional do Programa Ibermuseus
O projeto Circuito Acessível de Expositores Interativos
ganhou o 4º Lugar no 7º Prêmio de Educação e Museus – Categoria II, promovido pelo Programa Ibermuseus, uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia. O Programa é apoiado, dentre outros órgãos, pela OEI – Organização de Estados Ibero-americanos.
Como prêmio, o museu irá receber 10 mil dólares a serem investidos no projeto premiado. Foram 167 projetos de 18 países inscritos nessa edição, sendo o Circuito Acessível o único brasileiro contemplado em 2016.
O projeto é fruto de um Convênio entre a UFMG/GRAFT, o Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau e a universidade portuguesa IPB – Instituto Politécnico de Bragança. O Convênio tomou curso entre 2015 e 2016, desenvolvendo o projeto de pesquisa TI em Museus de Alta Complexidade: MM Gerdau como estudo de caso. Foi financiado pela Associação Mantenedora do Museu das Minas e do Metal e pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
O Circuito Acessível de Expositores Interativos objetiva inserir nas exposições permanentes do Museu das Minas e do Metal atrações acessíveis aos deficientes visuais. Dentre essas, já foi inaugurado o expositor Pedras Sabidas, onde peças do acervo podem ser manuseadas pelos visitantes, disparando automaticamente gravações em áudio e imagens/textos sobre a pedra em manipulação.
A Pesquisa/Convênio foi coordenada pela Profª Ana Cecília Rocha Veiga (LavGRAFT/UFMG), com a participação do doutorando Roberto Ivo Fernandes Vaz (coordenador executivo interface e bolsista de pesquisa), da Profª Paula Odete Fernandes (Universidade IPB/Portugal), da Diretora do Museu das Minas e do Metal – Márcia Regina Guimarães, além de toda a equipe.
Clique para saber mais!
Convênio e Projeto TI em Museus de Alta Complexidade: MM Gerdau como estudo de caso
Expositor Interativo Acessível Pedras Sabidas
Resultado do 7º Prêmio Ibermuseus no site do Programa