Resultado do IIP

Trabalho do Coletivo Às Margens, selecionado no programa.​

Incubadora divulga selecionados para programa 2017-2018

A Incubadora de Interesse Público, iniciativa do grupo de pesquisa Cosmópolis, da escola de arquitetura da UFMG, divulga o resultado do seu processo de seleção para 2017-2018.

O edital convidou egressos ou coletivo de egressos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFMG com até no máximo 03 anos de conclusão do curso para submeterem propostas que buscassem novos arranjos produtivos-criativos no campo da arquitetura-urbanismo e do design.

Após processo seletivo que contou com submissão de propostas e entrevistas, foram selecionados os seguintes projetos:

Coletivo Às Margens

Aline Furtado e Isabela Izidoro
A proposta busca realizar ações que discutam o lugar das pessoas e dos rios na cidade, com foco na oferta de formações sobre a temática das águas e o desenvolvimento de um Glossário.

A oferta de oficinas de formação acontecerá em escolas públicas e particulares, além de centros culturais, museus, entre outros. A proposta aos espaços educativos será feita através de um cardápio de oficinas que, a partir da questão central “Qual rio passa aqui?”, oferecerá ferramentas variadas como cinema, fotografia e mapeamento, e abordará diversos temas, tais como bacias hidrográficas, dinâmica hidrológica e saneamento básico.

O Glossário buscará reunir, mapear e sintetizar as histórias dos rios já conhecidas pelo Coletivo em diversas cidades, além de criar um canal para constante compartilhamento das histórias dos rios descobertos. Esse será disponibilizado em plataforma online e compartilhado através de outros formatos, como cartões postais, cartazes e livretos.

Talho – distribuidora de publicações independentes

Rafael Amato
Talho é uma distribuidora de publicações independentes que se preocupa com a seleção e organização do que é distribuído. A distribuidora pretende romper com a lógica de operação das grandes empresas de publicações já estabelecidas no mercado e que não dão espaço para as criações em menor escala/independentes. Preocupa-se com a formação do leitor, distribuído aquilo que pode despertar novas possibilidades de fazer, pensar e debater. É, inicialmente, uma plataforma virtual de organização e disponibilização de conteúdos ao público.

As duas propostas selecionadas iniciarão seus trabalhos no início de Outubro e terão o período de doze meses para desenvolvimento. Durante esse período, professores ligados a incubadora participarão, junto com convidados externos, do processo de acompanhamento das propostas. A Incubadora prevê também contrapartidas para a comunidade acadêmica, como oficinas, palestras, cursos, etc.

A iiP é uma incubadora de projetos que se proponham a experimentar outros modos de atuação para arquitetos-urbanistas e designers que não os estabelecidos pelas práticas hegemônicas e pela economia vigente, investigando formas de projetação, cooperação, colaboração, participação e desintermediação, bem como possibilidades de viabilização e implementação de projetos de naturezas e escalas diversas.

Comments are closed.